O que é Moda Lolita?

Lolita... esse nome está em evidencia hoje em dia. Em diversos sites cada vez mais pessoas se deparam com garotas que usam vestidos de bonecas. Mas ninguém sabe dizer ao certo o que é, algo tão surreal e ao mesmo tempo divertido. Para você marinheiro de primeira viagem, venho dizer que Lolita é um estilo de moda alternativa de rua no Japão que começou em meados dos anos 80. Isso mesmo! Nas ruas do Japão podemos nos deparar com diversas dessas garotas, usando seus vestidos lindos, seus sapatos de bonecas e seus laços gigantescos! O intuito de tudo isso? O mesmo de qualquer estilo visto hoje em dia: se
vestir de forma que se sinta bem e usar roupas das quais somos apaixonados.

São garotas adotando um estilo que se baseia na forma de se vestir do Rococó e da Era Vitoriana. A moda cresceu tanto que está fazendo sucesso fora do Japão! Ao redor do mundo temos diversos grupos de Lolitas: França, Estados Unidos, Rússia e até aqui no nosso país verde e amarelo!

O nome Lolita vem de uma interpretação errada de um termo conhecido. O termo ficou designado para as jovens com apelo sexual, assim como no livro chamado "Lolitaque até ganhou uma minissérie brasileira. Só que a moda Lolita não tem NADA disso! O termo foi passeando pelo mundo até cair no Japão, onde foi transformado para apelidar essa moda. Isso é comum hoje em dia, assim como nós mesmos pegamos termos utilizados em outros países e modificamos o significado. Em resumo, Lolita, no Japão, é uma moda sem nada sexual envolvido. Como esse nome surgiu é um mistério, mas é dito que os criadores são os diversos jornalistas e caçadores de modas.

Como identificar uma Lolita, bem isso é fácil! Toda Lolita segue uma base para se vestir. Não é colocar qualquer coisa que se tem no armário, é algo trabalhoso e harmonioso! 

ANATOMIA LOLITA: 



Vamos ver agora quais são as principais características de um visual Lolita!

♥ Acessório de cabelo;
Sempre deve-se usar algo na cabeça, pode ser desde um enorme laço, até um pequeno corsage de flores. Os mais usados são os laços, de vários tipos e tamanhos, às vezes são usados grandes laços no topo da cabeça e às vezes pequenas presilhas de lacinhos nos cabelos, tudo depende do sub-estilo que se usa. Outros acessórios comuns são: headdresschapéus, corsages de flores, entre outros.

 Blusa;
Essa é uma importante peça. Sempre que se use um JumperSkirt ou uma saia é importante usar uma blusa para acompanhar, só no caso de usar um Onepiece a blusa é dispensável. Lolitas mostram o menos de pele possível. As blusas costumam ter o corte básico de uma camisa social, porém a gola e alguns outros detalhes são modificados, como por exemplo as blusas de Sweet Lolita que tem a gola redondinha com babados. Pode-se usar também cutsew, que são blusas mais similares a camisetinhas, mas que não fogem ao visual, sempre contendo elementos lolita.

♥ Vestido ou Saia;
Pode-se usar um Onepiece, um JSK ou uma saia. Essas peças para se adequarem a Lolita devem ter um formato de sino. Elas devem ser rodadas e para que ela obtenha essa forma são usadas anáguas, que são saias de tule, ou de outros materiais, que vão armar a estrutura da saia. É bom sempre usar um blommer ou shorts por baixo dessa saia, afinal é importante que nada indesejável apareça. Outro ponto indispensável, o comprimento da saia não deve ser curto, no máximo um palmo acima do joelho, e pode ser longo até quase os pés, como já disse anteriormente uma Lolita tenta mostrar o menos possível de pele.

♥ Meias;
As meias podem ser diversas, meia-calça de fio grosso ou mais fino, meia 3/4 ou 7/8 de algodão ou meias finas, e até são aceitas meias soquetes. Só não pode faltar a meia, pois este é uma das peças chaves em Lolita.

♥ Sapatos;
Aqui dá para variar bastante, qualquer sapato bem apresentável e bonito pode ser usado, desde maryjanes, teapartys, botas de plataforma, oxfords até botas de salto. O importante é o bom senso, deve-se casar o sapato com o sub-estilo que se usa. Por exemplo, se usar um visual Classical uma bota curta de salto pode ser utilizada facilmente, já em Sweet dificilmente encaixaria bem. Calçados como tênis esportivos, ou sapatilhas de tecido pobres e outros não vão se adequar. É sempre bom observar se esse item tem um aspecto Lolita, acho que essa é a chave de um bom sapato.

♥ Bolsa;
Acredito que a bolsa segue a regra do sapato, qualquer bolsa bonita e apresentável pode ser usada. Pode variar desde totebags, bolsas clássicas, de coração, em formato de doce e etc. Claro que uma mochila ou bolsa esportiva já não se acomoda dentro do estilo. Como já disse é sempre bom observar se esse item tem um aspecto Lolita.

♥ Acessórios diversos, maquiagens e cabelos.
Quando se trata desse ponto pode-se variar bastante. Em relação a acessórios, usa-se colares, pulseiras, anéis, broches, brincos, entre outros, todos casando com seu outfit e especialmente com o sub-estilo que usar. Um exemplo: Uma Sweet Lolita com certeza usaria uma pulseira de acrílico com glitter, já uma Classical não usaria uma pulseira assim, e sim uma com pérolas. O cabelo e maquiagem também estão ligados diretamente ao sub-estilo. Perucas são bem aceitas em qualquer sub-estilo, porém o penteado deve
ser adequado. Pode-se usar cachos, coques, penteados elaborados, tranças, entre outros. Sweet Lolita OTT gostam de usar perucas grandes divididas em duas cores por exemplo. A maquiagem acho que é algo mais livre, porém sempre lembrando que deve estar dentro da estética Lolita. Pó branco e batom preto não casam legal nem com gothic, acredito que o faz lembrar algo como uma fantasia e não um estilo.

Essa é uma base, não são regras! Afinal Lolita é mais um estilo de moda criado no Japão para fugir dos padrões! 



Aí você pergunta, mas todas as Lolitas são iguais? Não! Existem vários sub-estilos!


♥ Sweet Lolita: Só o nome já diz tudo! É uma Lolita doce! As cores são diversas, nenhuma é proibida, mas as mais comuns são o rosa, mint, azul bebe e o branco. As estampas mais comuns são de doces, brinquedos, ursinhos e padrões como bolinhas. A idéia é parecer um docinho!




♥ Gothic Lolita: Primeiramente esqueça as góticas, afinal a ligação entre os dois estilos é quase nada! As Gothic Lolitas são como qualquer outra Lolita, porém as cores usadas são mais escuras e principalmente o preto. Os vestidos são mais sóbrios, mas não abrem mão das rendas, mesmo sendo gothic a maquiagem segue a mesma linha das outras, sem batons pretos e delineador escorrendo!




♥ Classical Lolita: Classe e elegância. Classical Lolitas usam peças com um ar mais maduro. Os vestidos possuem padrões mais vitorianos, sendo comum estampas florais com cores são mais puxadas para o rosa antigo, o creme e o marrom.




Ainda existem outros variados estilos, como Punk Lolita, Hime Lolita, Sailor LolitaCasual Lolita e etc, mas não vamos nos prolongar não é?

Agora que você já conhece mais sobre esse estilo tão diferente é só aguardar que teremos cada vez mais informações sobre ele por aqui! E se por acaso bateu aquela vontade de ser Lolita vá em frente e divirta-se, o que importa é se vestir de acordo com a forma como nos sentimos bem! ♥ ♥ 

32 comentários:

  1. Já fui uma Lolita :// Só que hoje em dia só achamos roupa de piriguete XD então fica muito difícil -- http://www.diariodeumaotakus2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem uma loja virtual que vende coisas de lolitas

      Excluir
  2. Eu amei o blog ,,muito lindo tudo explicadinho e perfeito.
    Minha página é : https://www.facebook.com/MundoDePrinces sempre coloca assuntos sobre moda lolita tambem.
    E quando fizeram as duas perguntas no concurso que eu estava assistindo ,,pensei o que é moda lolita pra mim ?
    Vou colocar meu comentário depois na minha página.
    Mas vou contar uma história bem interessante pra vcs.
    Quando era criança minha mãe sempre me vestiu de roupas delicadas de princesinha e fui criada assim. Sempre apaixonada pela idade média pela delicadeza nos traços nos modelos maravilhosos de roupas, devida a influencia de meus pais. Casei até mesmo com um vestido medieval de princesa vitoriana. Mas não conhecia tão bem a moda do japão,,mal sabia que eu vestia de acordo com a moda tbm, pois eu sempre preferi roupas rodas com tules e nem imaginava ser moda tão famosa do japão. Fui pesquizar e concretizar que eu era apaixonada por moda japonesa em 2008, quando fui em um festival de imigração e tinha uma linda lolita explicando sobre a moda.
    Foi daí em diante que comecei a seguir os blogs e me interessar mais a fundo pela moda. Infelismente no meu trabalho por enquanto não pósso usar dia a dia a roupa lolita ,mas mais a frente pretendo trabalhar somente com minha lojinha daí vai ser só alegria :) eu curto mais os tons escuros com contrastes de claro, classic lolita eu acho que é bem minha cara, pois amo o visual classic. Apesar neste evento eu experimentei uma peruca sweet com contraste de vestido preto e camisa branca ficou bem lega,,amei a peruca rosa ficou um tóque sweet.
    Bom é isto meninas ,,falei muito... mas fiquei apaixonada pelo desfile amei <3

    ResponderExcluir
  3. Estava pesquisando sobre estilos Lolitas pra ver em qual me encaixo... e esse blog me ajudou mt... estão de parabéns ^^,

    ResponderExcluir
  4. Estou apaixonada pelo seu blog! Coisa mais fofa do mundo, awwn. ♥

    ResponderExcluir
  5. Ainda tenho medo de usa um visual gotico por causa que pode mistura ummm poukinhooo de branco ai ea mesma coisa com a punk nao quero ser uma ita e tem uma loja que vcs podem me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho visto muita coisa no site milanoo! Porem se por o site em português a aba some!!! Vale lembrar que se perguntar ele_creio eu_ fazem sob medida por uma taxa não muito alta!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. FoxinRJ666 Milanoo é um site que usa fotos de outras marcas e entrega réplicas muito mal-feitas que não são mostradas no site, ou nem entregam, tem um exemplo de um vestido rosa que veio na cor errada, amassado, brilhante e com detalhes faltando.

      Excluir
  6. pode me indicar algum site para min comprar peruca?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post!Parabéns!Tem pessoas que só pensam em sexo e coisas do gênero, e se a gente falar nesse termo "lolita" pega muito mal, assim como outras palavras são entendidas de outras formas bem chulas e indecentes por terem o duplo sentido.

    ResponderExcluir
  8. Tem algum Estilo Lolita Sweet Menos CHEGUEIII!!! tipo pra ir na escola e sair na rua POR FAVOR PRESISO DE UMA RESPOSTA DESESPERADAMENTE!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha no Wikihow o artigo COMO SER LOLITA NA ESCOLA

      Excluir
  9. oeeeeeeeeee adorei o blog gostaria muito de fazer parceria ctg se quiser acesse meu blog la vc podem entrar em contato cmg super bijinhuuuus :3
    http://estilonyu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Faz um tempo que descobri todo esse mundo das lolitas
    mas infelizmente ainda não consegui convencer meus pais que isso não é loucura muito menos a comprar as roupas pra mim
    única pessoa que não me chama de loca por querer ser lolita é meu irmão que é otaku então conhece bastante dessa coisas
    amei o blog

    ResponderExcluir
  13. alguem aqui pode me indicar uns sites de roupas -sapatos e etc de lolita sweet :33

    ResponderExcluir
  14. amei o post*--* :3:3tava procurando isso o a um tempo, uma duvida se ñ for incomodo existe algum jeito de ser Lolita Mas não ter q tipo assim usar uma roupa bonitinha co tempo todo?:) valeu é q meus pais são meio antiquados:( (sweet Lolita no caso )

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostaria de saber o nome d@ escritor@ da matéria e se posso referencia-la em um artigo

    ResponderExcluir
  16. olá sou novata no estilo lolita, Adorei o post e este blog vai direto para os meus favoritos!, mais tenho uma pergunta!, gostaria de saber se tem algum grupo de São pulo ou no Whats, se tem, vocês podem me passar? ficarei grata ^^

    ResponderExcluir